Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, a ser celebrado no dia 16 de abril, foi realizada nesta terça-feira (12/04), no Espaço Conviver, uma palestra sobre saúde vocal para a terceira idade. O evento integra as ações da Campanha Nacional da Voz, iniciada segunda (11/04) e que segue até o dia 16 de abril.
A iniciativa visa conscientizar e orientar a população sobre os cuidados que devem ter com a voz, além de prevenir contra as doenças que atingem o aparelho vocal. A ação tem o apoio da Sesau (Secretaria da Saúde) e da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).
A fonoaudióloga Tatiane Góis, palestrante e idealizadora do projeto, informou que a ação de terça-feira (12/04) abre as atividades que serão desenvolvidas no Município em alusão à Campanha Nacional da Voz.
Durante a palestra foram praticados exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal e abordados os subtemas: Como a voz é produzida, Alterações na voz do idoso, Outros tipos de alterações vocais e Cuidados com a voz.
Ex-integrante do canto coral, a aposentada Maria Conceição da Cunha reconhece que a chegada da terceira idade trouxe algumas alterações nas cordas vocais e impediu a continuidade de atividades rotineiras. A aposentada espera esclarecer as dúvidas que tem sobre o assunto e aprender os cuidados que deve ter com a voz para no dia-a-dia.
Texto:Camila Danon
Foto:Nelinho Oliveira
Não bastasse tantas mudanças no organismo; em órgãos e tecidos, o idoso também sofre com a alteração da saúde bucal. Nesta fase da vida o cuidado precisa ser dobrado, pois alterações na saliva podem gerar o aparecimento de bactérias perigosas, que podem contaminar o idoso pela boca. Assim quero deixar o alerta: além das especialidades médicas necessárias, o público da terceira idade também precisa de atendimento especial do dentista. Por isso quero deixar uma dica, de uma empresa de saúde que conheci, especializada em no público idoso. Nós, filhos, netos, sobrinhos, precisamos zelar pela saúde dos idosos da nossa família.
ResponderExcluirhttp://bit.ly/cMa3ZB