FORTALECIMENTO DA REDE DE SERVIÇOS
Os novos serviços devem estar disponíveis a partir do segundo semestre
O sistema de saúde de Camaçari se consolida cada vez mais como referência na região. E isso só é possível graças aos inúmeros investimentos realizados pela Prefeitura do Município. Na última quinta-feira (31/03), o prefeito Luiz Caetano liberou R$ 14 milhões para o credenciamento de novos procedimentos e consultas especializadas, com valores superiores aos da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).
A prática de valores adotados se deu pela dificuldade em credenciar clínicas e hospitais para procedimentos especializados, uma vez que representam um alto custo para as empresas. Os serviços vão estar disponíveis a partir do segundo semestre. Para tanto, nos próximos dias começa o processo licitatório.
A decisão foi tomada com a finalidade de garantir uma maior oferta de serviços de saúde à população. A medida evita o deslocamento do usuário para a realização dos procedimentos de média e alta complexidade em cidades vizinhas, além de fortalecer a rede de serviços e eliminar as demandas reprimidas.
SERVIÇOS
Entre os novos serviços a serem credenciados e regulados pelo Departamento de Regulação da Sesau (Secretaria da Saúde de Camaçari), estão consultas especializadas com cirurgião vascular, reumatologista, hematologista, geriatra e diversas especialidades na área de pediatria, tais como cardiopediatra, infectologista, oncologista, endocrinologista, neurologista e nefrologista.
Coleta de material por meio de punção e biópsia, exames anatomopatológicos (estudo dos materiais coletados em biópsia e punção) e exames de diagnóstico por imagem, como doopler colorido e raios x especializados, também fazem parte da lista de serviços que serão oferecidos pela rede de saúde de Camaçari. Outra novidade serão as cirurgias eletivas de artroscopia de joelho e de ombro, uma das demandas do Município.
MAIS INVESTIMENTOS
E as novidades não param por aí. Aditivos em contratos com clínicas conveniadas ampliam o número de procedimentos já existentes na rede, tais como ultrasonografia, cirurgias eletivas e raios x.
De acordo com a diretora do Departamento de Regulação da Sesau, Ana Cláudia Pimenta, a intenção é não deixar de atender ninguém. “Queremos um serviço de excelência do atendimento aos serviços disponibilizados”.
Reforçando essa preocupação com o bem-estar da população do Município, ainda no primeiro semestre de 2011 será lançado o edital de Chamamento Público que possibilita o credenciamento de novas clínicas e hospitais.
Texto: Luana Cavalcanti
Foto:Adeilson Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário