Sistema deve começar a ser implantado neste semestre
A cada dia que passa a tecnologia da informação se incorpora mais aos procedimentos médicos, facilitando a vida dos profissionais da saúde e dos pacientes. Pensando nisso, a Prefeitura de Camaçari adquiriu um novo software para dinamizar os atendimentos de urgências e emergências, a caneta digital.
Através do equipamento é possível acompanhar os prontuários dos pacientes e fazer o gerenciamento dos leitos das unidades de Pronto Atendimento (PA) do Município e do Hospital Geral de Camaçari (HGC) e assim, determinar o melhor local de atendimento no menor tempo possível.
De acordo com o coordenador do Centro de Tecnologia da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), Nacles Bernardino Gomes, os profissionais da saúde utilizarão a caneta digital para prescrição de tratamento, medicação, definição do quadro clínico do paciente e solicitação de leitos.
A iniciativa representa um investimento de cerca de R$ 500 mil, valor que inclui a compra do código fonte (direitos de utilização) do software, equipamentos a serem implantados nas unidades de saúde do Município, nos veículos do Samu-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, serviços de consultoria e no treinamento dos profissionais que usarão o sistema.
A expectativa é de que o sistema comece a ser implantado ainda neste semestre, quando será definida a empresa que fará a implantação do software e equipamentos, após processo licitatório.
Outra ferramenta que deve ser implantada na rede municipal de saúde é a de classificação de risco, que deve estabelecer a ordem de atendimento dos usuários de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
NOVO EQUIPAMENTOS
Recentemente a Sesau, em parceria com o governo federal, adquiriu novos equipamentos para as unidades de saúde da cidade. Foram compradas cadeiras de dentista, compressores e bancadas odontológicas, aparelhos de ultrassonografia, autoclaves, oftalmoscópio, tensiômetros, colcoscópios, bisturis elétricos, nebulizadores portáteis e cadeiras de rodas.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Sesau, Vinicius Martins, a aquisição dos aparelhos teve um custo de cerca de R$ 500 mil. A expectativa da Sesau é de que os equipamentos cheguem às unidades de saúde a partir deste mês.
TEXTO: Anami Brito
FOTO: Agnaldo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário