AMIGOS DA SAÚDE
Projetos ampliam os investimentos no setor
A Cidade do Saber, um dos maiores complexos integrados de cultura e esporte da América Latina, surpreende mais uma vez. Agora, em parceria com a duc (Secretaria da Educação) e a Sesau (Secretaria da Saúde), a instituição pretende ampliar ainda mais as ações sócio-educativas.
Os novos projetos foram discutidos segunda-feira (28/03), pelo Prefeito Caetano, a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, e os secretários da Educação, Luis Valter Lima, e da Saúde, Camilo Pinto.
A proposta é criar a primeira orquestra sinfônica infanto-juvenil do Município e desenvolver um programa de iniciação cientifica através da parceria com a Seduc. Já a Sesau vai contar com o suporte dos “Amigos da Saúde”, que, juntamente com a equipe da Secretaria, farão o acolhimento dos usuários do SUS nas Unidades de Saúde da Família (USF’s).
Empolgado com as propostas, o prefeito Caetano declarou estar feliz por poder ampliar as ações da Cidade do Saber e, principalmente, pela possibilidade de criar a primeira orquestra sinfônica no Município. Segundo a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, através das parcerias a Cidade do Saber poderá estender as ações desenvolvidas na instituição às escolas e postos de saúde e, assim, atender cada vez mais a população.
O secretário da Saúde, Camilo Pinto, também aposta na iniciativa e acredita que o projeto vai contribuir para promover uma interação maior entre o usuário e a equipe da saúde. Também participaram da reunião, o subprocurador do Município, Jeffiton Ramos, a Controladora Geral, Sumaia Silva Campos, além de diretores e representantes dos núcleos envolvidos da Cidade do Saber.
ORQUESTRA
Para criar a primeira orquestra sinfônica infanto-juvenil do município, a Prefeitura de Camaçari vai implantar o programa de Educação Musical, que pretende contemplar cerca de seis mil alunos da rede municipal.
As aulas serão ministradas na Cidade do Saber e utilizarão o método baseado nos fundamentos de iniciação musical, a partir do Canto Coral e de instrumentos de Orquestra, além do método Capo Criatividade Suzuki.
A expectativa é de que o primeiro concerto seja promovido no mês de setembro e o segundo realizado em dezembro. Presente na reunião, o maestro Bira Marques, que vai comandar a orquestra, declarou estar honrado de participar de um projeto de tamanha grandeza. “Farei este trabalho com muito amor, pois, para mim, a música tem o dom de despertar a sensibilidade no ser humano”, opina.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Voltado para os alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, o programa de iniciação científica visa atender cerca de quatro mil alunos até o final do ano. Através do projeto, os alunos realizarão visitas guiadas ao Museu Única (Universidade da Criança e do Adolescente) da Cidade do Saber, que além de despertar o interesse pela ciência e tecnologia permite que os visitantes produzam mostras cientificas.
AMIGOS DA SAÚDE
O Amigos da Saúde é um grupo formado por jovens com idade entre 16 e 24 anos que participaram do programa Monitor Cidadão oferecido pela Cidade do Saber. Através da parceria a ser firmada com a Sesau, haverá pelo menos um agente por turno em todas as USF’s do Município no intuito de fazer o acolhimento dos usuários do SUS.
O acolhimento será dado através de atividades sócio-educativas em formato de oficinas de esporte, apresentações teatrais e musicais, apresentação de vídeos de teor educativo e informativo, além da humanização do ambiente das USF’s.
Texto:Elizete Reis
Foto:Adeilson Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário