terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde: Festa de Arembepe terá esquema especial

Estrutura está em fase de conclusão


Saúde em regime de plantão na Festa de Arembepe
A montagem da estrutura para a Festa de Arembepe, que acontece de sexta-feira (25/03) a domingo (27/03), está em fase de conclusão. É o que afirma a Coordenação de Eventos da Prefeitura de Camaçari, responsável pela organização da festa.

Cerca de 150 profissionais são responsáveis pela montagem das estruturas do palco principal, camarins, barracas e dos 14 boxes para os serviços essenciais, como os das policias Civil e Militar, e das secretarias municipais. A Secretaria da Saúde de Camaçari não fica de fora e está preparando um esquema especial de atendimento para durante a festa. 

A Lavagem de Arembepe contará com dois Postos de Saúde para atendimento médico. O primeiro posto está localizado dentro da Arena de shows e contará com uma equipe multidisciplinar, composta por dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, um assistente social, dois técnicos da Vigilância Sanitária, dois enfermeiros do departamento de Vigilância Epidemiológica, equipe de higienização e agentes de Combate às Endemias.

Na ocasião, as equipes da Sesau realizam também uma série de ações educativas, como distribuição de preservativos masculinos e panfletos informativos sobre a dengue e DST/AIDS. Será montado ainda o Bebódromo, uma sala dentro do posto de atendimento médico, equipada com colchonetes e suporte para soro para acolher as pessoas que excedam no consumo de bebida alcoólica.

O segundo Posto Médico estará localizado, estrategicamente, no percurso dos trios elétricos, na praça das Amendoeiras. A equipe de atendimento será formada por um médico, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem.

Durante a festa, a equipe do Pronto Atendimento (PA) de Arembepe também será reforçada. De acordo com a coordenadora de Eventos da Sesau, Dora Guimarães, 40 profissionais trabalharão por dia. Os primeiros atendimentos serão realizados nos dois postos médicos montados para a folia e os casos mais graves serão encaminhados para os PAs (Pronto Atendimento) ou Hospital Geral de Camaçari.

Texto: Camila Danon e Ana Emília Ribeiro
Foto:Carol Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário