EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Mutirão procede seminário sobre a doença
Com o tema Doença falciforme: do diagnóstico ao tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) e a Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme promovem, no próximo dia 18/04, um seminário sobre Anemia Falciforme.
O seminário será ministrado pela hematologista Mercês Borges, no plenário da Câmara Municipal, das 8h às 12h. O objetivo é ampliar a discussão sobre a doença com médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. No final do evento, os participantes vão receber um certificado de participação.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Atenção às Pessoas com a Doença Falciforme, Tiago Novaes, as ações de prevenção do agravamento da doença continuam. No dia 15 de abril, das 8 às 13h, será realizado no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), o 2° mutirão de atendimento em ortopedia para pacientes com anemia falciforme.
A iniciativa vai contar com as presenças do diretor do Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas de Salvador, Gildásio Daltro, e do cirurgião plástico do Hospital das Clínicas, Walter Meneses.
O Município dispõe de uma grande rede de tratamento para a doença falciforme. Com a implantação da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), os usuários passaram a ter acompanhamento e assistência de uma equipe multiprofissional, formada por hematologista, nutricionista, assistente social e farmacêutico bioquímico. A Unifal integra o Cuidar, que está localizado na rua da Rodoviária, 178, Centro.
Texto: Camila Danon
Foto:Adeilson Carvalho