quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sesau faz bloqueio para conter meningite


vacina
Tão logo tomou conhecimento de um caso de meningite com óbito, ocorrido no HGC (Hospital Geral de Camaçari), no último sábado (03/12), a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) adotou imediatamente as providências necessárias para impedir o contágio da doença no local onde a vítima morava e entre os profissionais que a atenderam.
Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Sesau, composta por um médico e um técnico, realizou o bloqueio quimioprofilático (manipulação de antibiótico) nas pessoas que tiveram contato com o paciente, a exemplo dos profissionais do HGC e do PA de Arembepe, além dos familiares. A medida visa evitar o contágio da doença.O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Marcos Nogueira, afirma que a administração pública está em estado de vigilância na localidade de Fonte das Águas.
Ele explica ser necessário que as pessoas fiquem atentas a sintomas como febre alta, dores de cabeça, vômitos em jato, rigidez na nuca e manchas vermelhas no corpo.A confirmação da morte por meningite meningocócica do tipo C foi feita domingo (04/12) pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) Professor Gonçalo Moniz, localizado em Salvador.
A doença foi confirmada através de exame sanguíneo (Prova de Látex).O jovem, 16 anos, morador da localidade de Fonte das Águas, em Arembepe, deu entrada no PA (Pronto Atendimento) da localidade na tarde de sexta-feira (02/12) e foi encaminhado ao HGC, onde veio a falecer na madrugada do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário