A partir do mês de agosto, a Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, em parceria com o Senac, oferece curso de Boas Práticas Sanitárias nos Estabelecimentos de Beleza. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, durante o Seminário sobre Hepatites Virais, nesta quarta-feira (20/07), na Cidade do Saber.
Com carga horária de 20 horas, o curso será destinado ao mesmo público do Seminário. Serão oferecidas 200 vagas e as inscrições podem ser feitas, no final do mês de julho, através do portal Saúde Camaçari - http://saude.camacari.ba.gov.br/.
O Seminário desta quarta-feira (20/07), que foi uma parceria do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (Cres) e o Departamento de Vigilância à Saúde, reuniu cerca de 120 pessoas, entre profissionais de beleza, barbeiros e tatuadores que, na oportunidade, foram orientados sobre as formas de prevenção, transmissão e as medidas de biossegurança. Na ocasião, foi apresentada também a situação epidemiológica do Município.
O evento iniciou com a palestra sobre As Hepatites Virais e os riscos de transmissão em atividades de manicure e tatuagem. Medidas de Biossegurança, ministrada pela coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), Maria Helena Macedo. Na seqüência, o médico Edgar Lessa fez uso da palavra e explicou que o principal trabalho da Vigilância Epidemiológica é monitorar os casos notificados, investigando-os e encaminhando-os para o Cres (Centro de Referência e Especilaidade em Saúde).
Houve ainda a palestra ministrada pela enfermeira da Vigilância Sanitária da Sesab, Eliana Auxiliadora, que falou sobre técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização dos equipamentos. O encontro ainda contou com relatos da experiência vivida por integrantes do Grupo Vontade de Viver, ONG que apoia portadores do vírus das hepatites virais. O seminário foi encerrado com a vacinação dos participantes contra a Hepatite B.
Apesar de ter o hábito de esterilizar os alicates e usar materiais descartáveis, a manicure Sarah Oliveira destacou a importância do encontro para conscientizar os profissionais. “As informações irão servir para prevenir a transmissão da doença”, explicou.
Segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito, a Secretaria sempre realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo dia 28. “Neste ano, o programa municipal optou por dar um enfoque aos profissionais mais vulneráveis à doença e que não têm conhecimentos técnicos”, informou.
--
Camila Danon e Nelinho Oliveira / Ascom